Os nossos serviços de gestão de cor

Formação

Consultoria

Afinação tintas LAB

Formação com abordagem 360° nas seguintes áreas:

- manuseamento e análise de dados
- compreender a gestão de cor
-configuração de software e correta implementação de políticas de   gestão de cor
- calibração e validação de monitores
- calibração e validação de provas de cor
- Workflow e setup do CTP
- acompanhamento e controlo da impressão
- análise da conformidade das matérias primas

Esta formação é realizada nas suas instalações, com os seus equipamentos, os seus ficheiros e os seus funcionários. É uma formação prática que vai de encontro aos problemas reais da empresa. Apesar de estruturada, a formação será flexível de acordo com os problemas apresentados.

Na nossa opinião é o método mais eficaz porque permite conhecer a realidade da empresa. Pode inclusive informar-nos previamente o que pretende melhorar, e iremos preparar um curso à medida com conteúdos e envolvimento das áreas necessárias.
  
A consultoria ColorIQ é baseada nas especificações das normas internacionalmente aceites PSO (Process Standard Offset).

As ferramentas de gestão de cor, as especificações e normas da indústria gráfica deram às agências criativas, marcas, designers e gráficas um grande número de opções para definir e controlar a reprodução da cor em diferentes suportes ou tecnologias.

A Color IQ é especialista numa variada gama de ferramentas de gestão de cor estando sempre ao corrente das últimas novidades em espetrofotometria.
Com vasta experiência na implementação destas soluções em ambientes de impressão.

Seja a gestão de cor para máquinas convencionais ou jato de tinta, provas de cor ou máquinas digitais, podemos ajudá-lo a perceber a melhor forma de utilizar a tecnologia de gestão de cor no seu próprio workflow ou ambiente de produção, de forma a uniformizar a saída de cor em todos os processos.
  
  
Quando um impressor necessita de uma cor especial, seja por dados LAB, catálogo Pantone ou amostra física, o atraso em obter a cor correta quando o trabalho está em máquina tem um custo significativo na produtividade.

Ao controlar o processo de impressão, afinação da cor e respetiva medição, garante a ausência de erros e a eliminação de reclamações.

A ColorIQ, no seu laboratório produz a cor pretendida, controlando o delta E e o metamerismo.

No final de cada produção é emitido um certificado de qualidade com a indicação dos controlos efetuados.
  

Seminários e workshops

Certificação PSO

  
A impressão é um processo com especificações definidas e tolerâncias. Se anteriormente era considerada apenas uma arte, atualmente deve ser considerado um processo industrial] Em breve, trabalhar com os padrões internacionais vai-se tornar um requisito para todas as gráficas. O futuro da indústria de impressão dependerá da sua capacidade em se adaptar às novas realidades do mercado.

Não há melhor forma de imprimir do que seguindo as normas.

Todos reconhecem que se normalizarmos o processo de impressão de acordo com uma norma reconhecida, podemos efetivamente reduzir custos. É por esse motivo que as gráficas seguem normas internacionais como a ISO12647 ou ISO15339, de forma a obter repetibilidade na reprodução da cor.

O objetivo da ColorIQ é ajudar os gráficos que desejam cumprir a PSO® a fazê-lo de forma eficiente e rentável. Ajudamo-lo a obter a certificação de acordo com a ISO12647-2 e ajudamo-lo a testar as tintas de acordo com a norma de tintas ISO2846, que é um requisito para a ISO 12647-2.

Esta preparação envolve:

- Auditoria prévia:  Esta auditoria ao fluxo de trabalho de impressão e sistema de produção permite a ColorIQ identificar não-conformidades e áreas de melhorias na impressão, para cumprir com FOGRA PSO®. Esta auditoria é constituída por um questionário exaustivo, diretrizes e testforms que precisam ser impressos na gráfica para serem avaliados.

A gráfica receberá um relatório de Auditoria sobre os sistemas e práticas que precisam ser melhorados e/ou implementadas para atingir conformidade PSO® nas seguintes áreas:

-Gestão de cores e pré-impressão
-Criação de PDF, receção e pré-impressão
-Produção de provas, verificação e controle
-Configurações do RIP
-Produção de impressão, verificação e controle
-Condições de visualização
-Aparelhos de medição, calibração e certificação
-Formação e transmissão de conhecimento
-Registos e documentação

- Certificação da Impressão:

Assim que as recomendações e implementações da ColorIQ são concluídas, as gráficas que desejem certificar por um organismo reconhecido do setor podem entrar em contato FOGRA para submeter à certificação PSO®.
  
  
Existe uma forte necessidade de conhecimento e aplicação da NORMALIZAÇÃO em todo o processo de impressão, ou seja, desde a criação de dados (geralmente envolve agências de design), fornecedores de impressão e seus clientes.
Os seminários e workshops são ideais para todos aqueles que estão envolvidos na cadeia de impressão, direta ou indiretamente.


Muitas empresas não estão a utilizar o equipamento em todo o seu potencial. Mesmo quem tem estes equipamentos continua a ter o objetivo diário de atingir as cores corretas na impressão. 
O problema muitas vezes está no entendimento incorreto de como a cor é tratada na fase de projeto, na fase de pré-impressão e no processo de impressão.

O Seminário está previsto com as situações reais, em que iremos discutir várias fases de produção e importância da matéria-prima e equipamentos de qualidade de impressão correta de arquivos de manipulação, imagens, cor, perfis corretos e espaço de gerenciamento de cores crítica durante todo o processo de impressão, visualização de cor adequada, quantificação e articulação de valores precisos de cor, tipos de composição e recebendo arquivos prontos para imprimir com uma expectativa universal para combinar as cores com exatidão com desperdício mínimo, qualidade superior.

No final do seminário, os participantes conseguirão definir áreas críticas no processo de impressão, onde a maioria dos desafios geralmente são encontrados.